sábado, 28 de maio de 2011

São João Batista uma voz que clama no deserto

Neste mês no dia 24 de Junho, temos a alegria de celebrarmos o nosso padroeiro a Natividade de São João Batista, filho de Zacarias, o mudo, e de Isabel, a estéril. Seu nascimento anuncia a chegada dos tempos de Jesus, tempos em que a esterilidade se tornará fecunda. O sobrenome de Batista é encontrado no próprio evangelho, porque é ele quem anuncia um novo batismo (Mt 3, 13-17). João procura mostrar que ninguém se basta a si mesmo e que todos precisam da conversão e da graça santificadora de Deus. Ele é lembrado no evangelho, como um homem de grande mortificação; por isso vai ao deserto para fazer penitência, onde se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. João Batista é sobretudo um profeta: ele é portador da Palavra de Deus e testemunha dessa Palavra criadora de um mundo novo. Ele sempre anunciava: “Convertei-vos!”. Morreu mártir, decapitado por Herodes, por causa de sua fidelidade à Palavra de Deus, como a infidelidade de Herodes e Herodíades.
São João Batista é quem inaugura os tempos messiânicos, o Novo Testamento, anunciando a vinda de Jesus. Ele nos dá o testemunho de seu martírio em favor do reino de Deus. Uma voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor! Fazei penitência, porque, no meio de vós, está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias.", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo."
Senhor que vossa voz que ressoa em nosso mundo, seja ouvida pelo coração de cada ser humano. Ela ressoa nos fatos e nos acontecimentos de nossa história. Ela ressoa e precisa ser ouvida, nas ruas e avenidas, praças e cidades. Que nosso desejo, venha realizar-se a em vossa vontade.
São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós.

Pe. Moisés Martinho Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário