segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os Dez mandamentos de um bom coordenador”

1)Ter visão do objetivo do grupo- um bom coordenador deve ter visão do objetivo do grupo e saber em que direção deve caminhar e, aprofundar seus conhecimentos , através de cursos e leituras.
2)Entender a metodologia- Deve ter um planejamento que faz com que os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto. É paciente. Entende que o processo de reflexão-ação, teoria-prática é um processo lento.
3)Saber conduzir uma reunião- O coordenador deve cuidar para que o grupo não se desvie do tema da reunião, para não desperdiçar tempo. Faz um trabalho de “saca-rolha”: Procura tirar as idéias dos participantes, levando-os a descobrir os melhores caminhos e a tirar suas próprias conclusões. O coordenador também deve usar dinâmicas variadas.
4)Ser bom cobrador- Uma das funções principais do coordenador é a de cobrar funções e ações decididas pelo grupo, e não fazer as coisas que os outros podem fazer. A cobrança desperta o senso de responsabilidade e faz com que levem a serio as decisões que eles mesmos tomaram. Valoriza os passos dados.
5)Saber controlar o tempo- O coordenador cronometra antes, as diferentes partes da reunião e procura a riscar essa divisão do tempo. Deve-se prorrogar o tempo só quando o grupo todo pedir.
O coordenador da exemplo de pontualidade. A reunião deve começar na hora marcada, mesmo com a presença de dois ou três membros. A falta de pontualidade é um desrespeito para com os outros.
A insistência na pontualidade cria um ambiente de seriedade e responsabilidade.
6)Ter boa capacidade de organização- O coordenador deve ter a capacidade de organizar bem a pastoral para que haja planejamento, acompanhamento e avaliação critica, mas sem cair num sistema burocrático. Ele nunca trabalha sozinho, mas sempre em equipe: a avaliação deve chegar a decisões concretas e sentir o avanço do grupo.
7)Saber despertar novas lideranças- O coordenador deve ter a capacidade de colocar a pessoa certa na função certa. Precisa desenvolver a capacidade de perceber os diferentes dons e colocá-los em situações onde possam desenvolver seus talentos e, assim despertar novas lideranças.
8)Dar testemunho de vida coerente-Ele arrasta os outros mais pelo exemplo de vida que pelos conhecimentos teóricos, não aceitando ditado popular: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Trata-se de alguém que entende que a preparação mais importante para coordenar um grupo deve acontecer dentro dele mesmo.
9)Ter empatia - Deve sentir quando alguns estão de lado e não estão participando, as pessoas irão se interessar pelo grupo na medida em que participarem e se sentirem valorizados. Os bate-papos informais antes da reunião são muito importantes. Quando o coordenador quer realmente bem ao grupo e se interessa por ele e o grupo caminha.
10)Ser entusiasmado-O coordenador deve ser uma pessoa animada para que o grupo também se entusiasme. O entusiasmo é como uma doença contagiosa. Quem entra em contato com ele, pega. O contrário também é verdade, um coordenador desanimado e negativo é como um coveiro cavando a cova para o seu grupo.

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