segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Tesouro da Palavra

  Que o evangelho se torne o seu tesouro mais precisão: No estudo cuidadoso e na acolhida generosa da palavra de Deus, vocês encontraram o pão de cada dia
Eu sempre admirei como as pessoas reverenciam a Bíblia em suas casas e, principalmente nas comunidades. Mesmo sem conhecer muito, ou quase nada, prezam aquele conjunto de livros, porque aceitam que nele está a Palavra de Deus. Acreditam que podem descobrir a vontade divina para suas vidas e no livro sagrado encontram o que buscam. Manifestam atitudes de fé e entendem que nas histórias contidas naqueles livros, estão narrados ensinamentos que o próprio Deus revelou para nós.
A Bíblia é um livro de difícil compreensão, portanto a Bíblia não é para ser lida individualmente, é para ser lida em comunidade, daí a importância da homília. É como o acender de luzes para os cristãos. Estas luzes que vêm da palavra de Deus situam os perigos e males que podem atingir a vida cotidiana, mas acima de tudo, apontam esperanças, mostra-nos novos horizontes e tornam a vida mais transparente. A comunidade deve reconhecer na homília sua vida com seus problemas, seus acertos e desacertos, para poder ser tocado por Cristo. A palavra de Deus deve soar como Boa Nova e como apelo á conversão e compromisso para a comunidade reunida.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra". (2 Tim 3,16-17)
Ednalva de Oliveira Rodrigues – Cdd.Oriçanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário